Balmain é uma das mais antigas casas de moda e não perdeu a sua relevância. Pierre Balmain, o fundador da marca, atraiu a atenção das mulheres francesas em 1945 com as suas colecções luxuosamente femininas. Bordados à mão, cinturas cónicas e blusas largas fizeram o público do pós-guerra sorrir.
Pierre teve a sorte de nascer para os comerciantes de tecidos, e desde criança absorveu sonhos de criar trajes únicos a partir de uma variedade de materiais. Licenciado pela Académie des Beaux-Arts em Paris, encontra-se a trabalhar para o estilista Lucien Lelong, onde conhece Hubert de Givenchy e Christian Dior.
A primeira colecção de Balmain conquistou os críticos com os seus requintados cortes de verde, castanho, vermelho e lavanda com saias bufantes e sem alças. Isto trouxe excitação à capital francesa, que ainda não tinha recuperado da ocupação nazi.
Desde a morte de Pierre Balmain, Oscar de la Renta, Christopher Decarnin e Olivier Rousteing tomaram posse em 2011. Cada director criativo trouxe uma visão diferente aos produtos de Balmain.
As colecções individuais são intercaladas com as criações conjuntas da Balmain com a H&M.
Tal como antes, os desenhos são incrustados com jóias e bordados à mão. A casa de moda juntou-se aos Beats by Dre para criar uma linha de auscultadores sem fios e para simbolizar a união entre música e moda.
O calçado da casa de moda francesa é tão elegante como os seus trajes. A gama de sapatos inclui saltos altos, saltos baixos, botas de tornozelo, sandálias e ténis para homens e mulheres. Alguns desenhos foram retrabalhados para criar sapatos casuais para mulheres e sapatos robustos, de inspiração militar, para homens.
Pierre Balmain acreditava que o complemento perfeito para qualquer roupa é o cheiro certo. O perfume de estreia com um elegante som de jasmim tinha o nome do número de telefone do seu criador: Elysées 64-83. O próximo foi Jolie Madame. Se desejar, ainda hoje pode encontrar algumas fragrâncias icónicas, tais como o Vent Vert primaveril ou o Ivoire floral. A linha de perfume actual é complementada pela linha Extatic feminina e masculina: Carbone de Balmaine, BalMan, Balmain Homme, Ebene, Monsieur.
Uma colecção da prestigiada casa francesa não estaria completa sem acessórios requintados. Nos anos 80, a marca começou a conceber relógios exclusivos com a ajuda do Swatch Group LTD da Suíça, que posteriormente comprou o direito de fabricar e vender relógios sob a própria marca Balmain. A isto seguiu-se imediatamente a criação da colecção Elysées, uma homenagem ao eminente designer.
O novo século trouxe uma reviravolta moderna com a criação de um relógio com um espelho integrado. Uma colecção de edição limitada foi lançada em 2005 com a Miss Lorian Guilléron da Suíça. Tal como concebidos por Balmain, a grande maioria dos acessórios são concebidos para a bela metade da humanidade.
A casa de moda Balmain orgulha-se de ostentar o nome do seu fundador, continuando a aderir às tradições estabelecidas, acompanhando os tempos.